Espécies de Homos

Banner Background

Os Homo sapiens foram os únicos que prosperaram. Não foi o caso de outras espécies de Homos que coabitaram a Terra.

A espécie Australopithecus afarensis, cujo esqueleto foi descoberto em 1974 e apelidado de Lucy, é um dos ancestrais mais conhecidos dos humanos modernos. Viveram entre 3,7 e 3 milhões de anos atrás na África Oriental. Eles tinham um corpo e um cérebro pequenos, sua altura variava entre 96 e 165 cm e seu peso entre 25 e 64 Kg. Fósseis foram encontrados no Quênia, Etiópia e Tanzânia.

O Homo habilis foi a primeira espécie humana primitiva. Eles descendiam do Australopithecus, e viveram entre 1,4 e 2,3 milhões de anos atrás no sul e leste da África. Desenvolveram ferramentas com pedras e pesavam em média 34 Kg.

Um crânio do Homo rudolfensis foi descoberto na Bacia de Turkana, no Quênia. Eles viveram cerca de 1,7 milhões de anos atrás, o que significa que teriam coexistido com o Homo habilis e o Homo erectus.

O Homo ergaster viveu na África Oriental e Austral, entre 1,4 e 1,9 milhões de anos atrás.

O Homo erectus, datando de entre 110.000 e 1,89 milhões de anos atrás, foi a mais longa espécie humana existente que já andou pela Terra e a primeira espécie humana a viajar para fora da África.

O Homo floresiensis, descoberto em 2003 na caverna Liang Bua, na ilha das Flores, na Indonésia, viveu entre 50.000 e 100.000 anos atrás. Os cientistas acreditam que a espécie descendeu do Homo erectus.

O Homo heidelbergensis viveu entre 200.000 e 600.000 anos atrás em várias regiões. Fósseis indicam que vagaram pelo leste e sul da África, pela Europa e pela China.

Os primeiros fósseis do Homo antecessor foram descobertos entre 1994 e 1996 em Atapuerca, Espanha. Os cientistas dataram os fósseis de 800.000 a 1,2 milhões de anos atrás. Tinham características semelhantes às dos humanos modernos.

Em 2015, mais de 1.550 fósseis foram encontrados no Sistema de Cavernas Rising Star, na África do Sul. A espécie encontrada foi apelidada de Homo naledi. Estima-se que essa espécie tenha vivido aproximadamente entre 236.000 e 335.000 anos atrás. Os indivíduos tinham cabeças pequenas, mas a constituição de seus cérebros era parecida com a nossa.

Os Neandertais viveram por volta de 24.000 a 200.000 anos atrás, na Eurásia, durante a Era Glacial, e por isso se adaptaram a temperaturas frias. Desenvolveram armas e ferramentas avançadas, fizeram roupas e construíram abrigos. Exibiam sinais de cultura e crenças espirituais, incluindo enterros ritualísticos, arte e até instrumentos musicais. Entrelaçaram-se com humanos modernos não africanos, por isso seus genomas ainda estão presentes entre nós.

Restos mortais de Denosivanos foram encontrados em uma caverna na Sibéria em 2010. Estima-se que eles tenham vivido em torno de 400.000 anos atrás. Acredita-se que essa espécie humana se ramificou dos neandertais e foi para a Ásia. Eles também se entrelaçaram com humanos modernos e poderiam ter sido a última espécie humana arcaica a se extinguir.

Em 1933, um crânio do apelidado Homo longi foi encontrado em Harbin, nordeste da China. Eles eram maiores do que os humanos modernos, mas apresentavam encaixes oculares quase quadrados e cumes de sobrancelhas grossas.