Os deuses cananeus

Banner Background

Os deuses canaanitas

Os canaanitas eram um povo do Levante, que ocupou a região do norte da Síria até Gaza,  na parte sul de Israel. Ao oeste do Levante estavam os egípcios, ao norte os hititas que viviam na Anatólia, e ao noroeste a civilização mesopotâmica (assírios e babilônicos).

Canaã é o antigo nome da área geográfica entre o Mar Mediterrâneo e o rio Jordão. E, segundo a Bíblia, foi a terra onde o filho de Cam, um dos três filhos de Noé, estabeleceu-se nos primórdios. Achados arqueológicos confirmam a presença humana na região há aproximadamente 10000 anos.

Os canaanitas ocuparam a região entre a aproximadamente entre 2000-1200 a.C. Os libaneses atuais são o mesmo povo. Suas origens, provavelmente, foram de um povo da região de Zagros (10000-4000 a.C.), no período Neolítico – Zagros são as montanhas ao norte do Iraque, no Curdistão.

Eles viveram em sociedades urbanas e tiveram diversos reis. Existem cidades ativas da época dos cananeus, como Afek e Ashkelon, atualmente em Israel.

Os cananeus foram os responsáveis pelo desenvolvimento da escrita do alfabeto – das escritas cuneiformes (dos sumérios) e hieroglíficas (dos egípcios), eles criaram vinte e dois sinais – e criaram o alfabeto.

Esse povo tinha uma cultura diferente dos povos ao redor, e sua língua era uma forma do hebraico.

Cultuavam o deus Sol, o deus Lua, e as cidades recebiam os nomes dos seus deuses. O deus principal era El, o deus supremo, o pai da humanidade e de todas as criaturas. Outro deus importante era Baal, o deus da chuva e da fertilidade. Resefe era o deus da peste e do mundo inferior. Kotar, o artesão divino. Aserá, consorte de El, e Astartes, deusa da fertilidade. Outros deuses eram Horon, o deus da guerra mesopotâmico, e Anate, uma deusa.